Na mesma colina que foi palco do nascimento da vila de Cabeção (no local onde se afirma ter existido um acampamento militar ou castro romano) foi edificado um pequeno edifício de planta quadrada, de alvenaria, em forma de templete que o povo baptizou de Torrinha do Castelo.
Não parece obra anterior ao século XVII e afirma a tradição local que era o local escolhido para a celebração de missas dos frades donatários da Ordem de Avis, quando passavam ou estagiavam em Cabeção.
Descrição: " (...) Na encosta do cabeço que domina a povoação e reclinado na Rua 1» de Dezembro, com frente para o lado sul, (...) superiormente à mesma colina que anichou a vila velha e local onde se afirma ter existido um acampamento militar ou castro romano, edificou- se em tempo indeterminado, pequeno edifício de planta quadrada, de alvenaria, em forma de templete, que o povo baptizou de Torrinha do Castelo. (...) Não parece obra anterior ao século XVII (no aspecto actual) e dispunha- se, inicialmente, de quatro arcadas redondas, apilastradas e de ábacos muito salientes, com cúpula de meia laranja no corpo exterior e de secção octogonal, no interno. Tem cata-vento férreo (...) Em tempos mais recentes, no lado virado a Ocidente, foi- lhe encostado um edifício utilitário e o arco setentrional transformado em portal. (...) "
Espanca, Túlio, Inventário Artístico de Portugal- Distrito de Évora, Lisboa, Academia Nacional de Belas- Artes, 1975.
Contexto: No local que originou a vila de Cabeção ergue- se a Torrinha do Castelo, assim apelidada pela população, produto de uma anterior ocupação romana que se pensa aí ter existido.
Situada num ponto com uma vista singular sobre Cabeção, este monumento data de inícios do século XVII e serviria de local de culto para os frades donatários da Ordem de Avis.