28 julho 2014

A materialização do projectado Museu Interactivo do Megalitismo

Junto à antiga Estação de Caminho-de-ferro vai nascer uma nova valência: O Museu Interactivo do Megalitismo do Concelho de Mora.

​No ano em que se assinala o centenário do início das escavações arqueológicas no Concelho de Mora, a Câmara Municipal inicia os trabalhos de construção de um espaço promotor e dinamizador deste património.

O Museu Interactivo do Megalitismo é um projecto de interesse regional, nacional e até internacional, que visa complementar a oferta gerada pelo Fluviário de Mora, reforçando assim, o panorama turístico e cultural, tornando o Concelho ainda mais atractivo.

Será um equipamento de excelência e único no país. Pretende-se inovador, que privilegie a interactividade entre o visitante e todo o meio envolvente, dando a conhecer o espólio relativo à presença humana neste território durante a época pré-histórica. O museu recria em 3D a área envolvente das escavações efectuadas no terreno pelos arqueólogos. As paredes servem de suporte à informação gráfica impressa e todos os espaços terão vitrinas para exposição dos objectos mais emblemáticos, que nos reportam de há 5000 a 3000 anos a.C., painéis de explicação com textos e imagens e alguns equipamentos multimédia. Haverá ainda lugar a outras atractividades que marcarão a diferença e inovação deste equipamento.

Esta é uma obra que irá requalificar a Antiga Estação da CP e os espaços edificados, bem como a área envolvente à Rua da Estação. Composta por quatro edifícios distintos, um primeiro direccionado apenas para o Megalitismo e os restantes polivalentes. Onde ficará sediada a Biblioteca Municipal, um espaço destinado a exposições temporárias, bem como uma área de acesso à internet e um espaço para dinâmicas educativas infantis através de conteúdos interactivos e criação de jogos digitais que se relacionem com a temática do Museu Interactivo do Megalitismo de Mora.

Um projecto com investimento total de 2.299.599,00€ financiado pelo FEDER em 85%. Esta é uma obra que tem como principais objectivos: fomentar o crescimento cultural da população que serve, atrair novos visitantes ao Concelho e motivar o seu regresso, promover o desenvolvimento sócio-económico de Mora, divulgar a riqueza arqueológica e o legado megalítico da região, integrar no equipamento outras valências culturais e sociais. Convertendo esta área desqualificada do tecido urbano numa centralidade vivenciada, recuperando e devolvendo à população um espaço de vital relevância histórica.

Museu Interactivo do Megalitismo - Obras
Momento actual das obras de construção