24 outubro 2018

Agrupamento de Escolas de Mora participa no desafio “Chapéus com aTTitude”

O Agrupamento de Escolas de Mora aceitou o desafio da aTTitude, IPSS em participar na iniciativa intitulada “Chapéus com aTTitude”. 

“Chapéus com aTTitude” surgiu no âmbito de uma campanha de sensibilização internacional dinamizada pela The International Children’s Palliative Care Network (ICPCN). A iniciativa consistiu em levar as pessoas a usarem um chapéu durante um dia. Simbolicamente, com este desafio a aTTitude, IPSS pretendeu recordar que em Portugal existem mais de seis mil crianças e jovens com necessidades paliativas e que o nosso país é ainda considerado o menos desenvolvido da Europa Ocidental nesta área da saúde. 
No que ao Agrupamento de Escolas de Mora diz respeito, o desafio abraçado envolveu os alunos do 1ºCEB e Jardins de Infância e respectivos familiares para a elaboração dos chapéus. De todos os trabalhos entregues, a direcção do Agrupamento selecionou seis para participação no concurso da aTTitude, IPSS. Associado ainda ao desafio, as professoras do Agrupamento tomaram a iniciativa de em conjunto com os alunos confeccionarem chapéus em miniatura, imanes e alfinetes de peito, para venda/angariação de donativos a reverter a favor da mesma causa e assim responder positiva e activamente ao proposto pela aTTitude, IPSS. De forma a mostrar o trabalho desenvolvido os alunos desfilaram de chapéu na cabeça pelas ruas da Vila de Mora e até dia 25 de Outubro os chapéus elaborados estão expostos na Casa da Cultura, para que possam ser apreciados pela população em geral. 
Cumpriu-se assim o objectivo desta acção. Não é demais relembrar que os cuidados paliativos pediátricos constituem um direito humano básico e fundamental para todas as crianças e jovens portadores de doenças crónicas. É dever de todos nós lutar pela sua implementação em Portugal.


​​5.jpg​​​
4.jpg​​1.jpg
​ ​3.jpg


​​