09 maio 2018

Câmara Municipal de Mora ajuda há 17 anos os mais necessitados do Concelho

​Na tarde de 5 de Maio, comemorou-se em Pavia, no largo da Junta de Freguesia, o 17º aniversário do Cartão Municipal do Idoso.

Com mais de 400 idosos na plateia, o momento, para além de comemoração, foi de salutar convívio. Todos os anos a Câmara Municipal de Mora prepara esta festa para que a data seja assinalada junto daqueles que são os beneficiários desta medida de apoio. A tarde foi animada pelas actuações dos Grupos de Cantares de Brotas, Cabeção, Mora e Pavia e da Tuna da Universidade Sénior. No final, como é hábito, foi oferecido um lanche. Marcaram presença o Presidente e Vereadores da Câmara Municipal de Mora e os Presidentes e restantes membros das Juntas de Freguesia do Concelho.

O Cartão Municipal do Idoso foi instituído em 2001. São 17 anos a ajudar os que mais necessitam, com a atribuição de 2116 cartões, o que se traduz em mais de 1,5 milhões de euros em apoios concedidos pela Câmara Municipal.

Sendo os idosos a camada populacional mais desprotegida, socialmente falando, e considerando o papel importante que as autarquias locais desempenham no que a esta área de acção diz respeito, o Cartão Municipal do Idoso visa apoiar os idosos do Concelho que, por falta de meios, não tenham acesso a condições sócio-económicas que lhes permitam viver condignamente. Esta medida, entre todas as outras promovidas pela autarquia, nomeadamente a Oficina Domiciliária e o Envelhecimento Activo, contribui para a melhoria das condições de vida dos seus beneficiários.

Têm direito ao Cartão Municipal do Idoso os cidadãos que residem no Concelho de Mora há pelo menos três anos; sejam idosos, reformados e/ou pensionistas (por velhice, invalidez ou sobrevivência); tenham idade igual ou superior a 65 anos e aufiram um rendimento máximo mensal que não ultrapasse os 400 euros.​