23 março 2017

Câmara Municipal de Mora assinala Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Poesia

​No dia 21 de Março, mais de duas centenas de crianças do Concelho de Mora comemoraram o Dia Mundial da Árvore, numa iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Mora, o Agrupamento de Escolas do Concelho de Mora e o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).

O dia foi preenchido por dois momentos com atividades destinadas às diferentes faixas etárias. De manhã, as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mora foram convidadas a participar em várias actividades, no Parque Ecológico do Gameiro, desde equitação, demonstração cinotécnica, colocação de sementes na terra, plantação de árvores e finalizou com uma caminhada de cerca de 30 minutos.

No período da tarde, o momento foi dedicado aos mais pequenos, do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escola de Mora e Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Mora. A atividade decorreu na Casa da Cultura de Mora, onde as crianças foram recebidas com a declamação do poema “A chegada dos dias grandes”, de Ruy Belo, pelo professor de Literatura da Universidade Sénior de Mora, de forma a assinalar não só o Dia Mundial da Árvore, mas também o Dia Mundial da Poesia. Posteriormente, foi altura de pegar nas pás e ir plantar as árvores no jardim da Casa da Cultura.

Mafalda Lopes e Hugo Carreiras, Vereadores da Câmara Municipal da Mora, convidaram os mais pequenos a pintarem as placas informativas para colocarem junto das árvores que plantaram. A esta iniciativa juntaram-se também os alunos da Universidade Sénior de Mora.

No final foram distribuídas lembranças alusivas à data, elaboradas pela Oficina da Criança.

Este trabalho contribuiu para uma maior sensibilização dos mais novos, no sentido de serem preservados os recursos naturais e defesa do meio ambiente, bem como o contacto com animais que colaboram na segurança e defesa das populações.