02 outubro 2018

Câmara Municipal de Mora investe na Acção Social Escolar

​À semelhança do que tem sucedido nos anos transactos, a Câmara Municipal de Mora estabeleceu um conjunto de apoios, integrados na Acção Social Escolar (ASE), destinados a auxiliar a comunidade escolar do Concelho de Mora e respectivos agregados familiares.

Dando cumprimento ao programa eleitoral sufragado pela população do Concelho de Mora a 1 de Outubro de 2017 e sendo o combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce uma das preocupações da autarquia, os apoios concedidos nesta área de acção visam a criação de uma resposta educativa adaptada às necessidades de alunos e pais. Pretende-se, para além do supramencionado, contribuir para a valorização da educação e das qualificações dos jovens estudantes de Brotas, Cabeção, Mora, Pavia e Malarranha.

Em termos regulamentares, a Acção Social Escolar prevê a abrangência de modalidades de apoio como a alimentação, transporte, auxílios financeiros, acesso a recursos didácticos e pedagógicos, bem como o material de limpeza, entre outros.

Para o ano lectivo 2018/2019, encontram-se escalonados um total de 42 alunos, que beneficiarão das refeições gratuitas. De referir que o escalão do aluno no âmbito da ASE corresponde ao escalão do abono de família. No que diz respeito aos alunos do Pré-Escolar, as refeições serão igualmente asseguradas gratuitamente. Ainda dentro da alimentação, pelo segundo ano consecutivo foi estabelecido um acordo entre a autarquia e a Associação Protectora da Casa de Repouso dos Reformados de Brotas, para fornecimento das refeições aos alunos do Jardim de Infância desta freguesia, também estas gratuitas.

CMM_3892.JPG

​As Fichas de Trabalho, tal como sucedeu no ano lectivo 2017/2018, foram oferecidas pela Câmara Municipal de Mora, com a diferença de que para o presente ano foram disponibilizadas tanto para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) como para o 2º. Para o efeito, os encarregados de educação devem dirigir-se à Secção Financeira e Administrativa no edifício dos Paços do Concelho e apresentar a factura da compra, para que sejam ressarcidos desse valor.

Na área dos transportes, a edilidade garante o mesmo aos alunos do Pré-Escolar e 1º CEB, residentes em Malarranha, Brotas e zonas periféricas de Mora para as respectivas escolas. No caso dos alunos que frequentam outros ciclos de ensino e se desloquem, necessariamente, para a Escola da sede de Concelho, a Câmara Municipal financia o pagamento integral do passe escolar. Para as visitas de estudo, a autarquia coloca ao dispor do Agrupamento de Escolas o autocarro para a realização de nove visitas fora da região Alentejo e dez na região Alentejo.

Às Escolas do Concelho de Mora serão ainda entregues 300 cartolinas, 150 resmas de papel tamanho A4, 700€ para aquisição de material escolar diverso, 1100€ para tinteiros e 3500€ para material de limpeza. Ao que acresce o pagamento mensal das assinaturas de telefone das Escolas das freguesias.
Este painel de medidas de apoio inclui também a disponibilização dos serviços da Oficina da Criança que a cada ano lectivo desenvolve o seu próprio programa de actividades dirigido à comunidade escolar, e as Piscinas Municipais para as aulas de natação, assim como o transporte para as mesmas, nos horários estabelecidos para o efeito. Sobre o prolongamento de horário, no caso específico de Mora, o serviço é efectuado pelo Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Graça, medida esta integrada na Componente de Apoio à Família e financiada no valor correspondente pela Câmara Municipal.

De acrescentar que a Câmara Municipal de Mora se encontra igualmente ao dispor para colaborar no programa Eco-Escolas, assim como nas actividades temáticas que acontecem ao longo do ano, como são exemplo o Natal, o Carnaval, o Dia da Árvore ou o Dia da Criança. É também prestado apoio na organização do corta-mato escolar, nomeadamente através da cedência do Parque de Feiras para que o mesmo lá se realize.

O programa de Acção Social Escolar da Câmara Municipal de Mora tem por base a promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todas as Crianças do Concelho de Mora. Para além de se tratar de um investimento na educação, é um contributo para o bom funcionamento das Escolas do Concelho. ​