20 maio 2016

Câmara Municipal de Mora ofereceu cadeiras de rodas aos lares do Concelho

​No dia 18 de Maio, o Presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão de Matos e a Vereadora da Acção Social, Mafalda Lopes, reuniram no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com os representantes dos cinco lares do Concelho, numa cerimónia simbólica onde foram entregues as 20 cadeiras de rodas adquiridas para estas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sendo oferecidos quatro unidades a cada uma das instituições.

Esta acção de âmbito social teve como objectivo primordial contribuir para o bem-estar dos utentes destas IPSS, colmatando desta forma algumas das necessidades básicas a nível da mobilidade.
Segundo constatou Luís Simão de Matos, “graças à evolução da medicina, actualmente a esperança média de vida aumentou, isto leva a que os lares tenham cada vez mais idosos, com uma larga idade e, consequentemente, alguns deles com dificuldades de mobilidade. Daí este ser um apoio que achamos essencial”. Defendeu ainda que os municípios têm que ser mais sensíveis para estas situações, sendo que a comunidade está a envelhecer e carece de uma atenção redobrada. Relembrou ainda que a Autarquia apoia os medicamentos dos beneficiários do Cartão Municipal do Idoso, um investimento na ordem dos 100 mil euros anuais.

Os representantes das IPSS agradeceram o gesto de solidariedade, referindo que estes apoios são sempre bem vindos, pois trata-se de equipamentos muito úteis, mas de desgaste rápido. Lamentam que a situação financeira destas instituições não deixe muita margem para grandes investimentos, desejando que acções do género continuem a ter lugar para o bem daqueles que têm necessidades físicas e motoras.