22 dezembro 2017

Município de Mora realiza visita guiada ao Cromeleque de Vale d’El Rey e Alinhamento de Têra

​​​​No dia em que teve início o solstício de Inverno, 21 de Dezembro, o Museu Interactivo do Megalitismo de Mora levou a cabo uma visita de campo ao Cromeleque de Vale d’El Rey e ao Alinhamento de Têra, ambos situados no Monte de Têra, na Freguesia de Pavia.

A visita contou com a participação de 30 entusiastas, provenientes do Concelho de Mora e de outras localidades relativamente próximas, que pela curiosidade ou pela ligação profissional ao mundo da Arqueologia, especificamente, ali se deslocaram para conhecer e/ou ficar a saber um pouco mais sobre estes dois monumentos.

Daniela Anselmo, Técnica de Arqueologia da Câmara Municipal de Mora e guia desta visita, fez a contextualização cronológica e histórica dos recintos megalíticos em causa, colocando os presentes à vontade para questionar e comentar, tornando a iniciativa mais dinâmica e igualmente interessante.

A saber, o Cromeleque de Vale d’El Rey pertence ao período do Neolítico antigo e foi inicialmente dado a conhecer pelo casal Leisner. Este foi, aparentemente, o primeiro monumento deste género a ser registado em Portugal. Após ter sido vandalizado para uso do terreno agrícola, foi em 2002 alvo de intervenção e restauro com o objectivo de se tentar recolher informação científica sobre o mesmo. A sua forma de “ferradura” perfeita, aberta a nascente, confirma a importância das orientações astronómicas no megalitismo alentejano. Por sua vez, o Alinhamento do Monte de Têra pertence à Idade do Ferro e, em consonância com a Necrópole, apesar de pertencerem a dois sectores distintos, compõem o Conjunto Megalítico do referido Monte. Do Alinhamento estão visíveis apenas cinco dos nove menires que o constituem, tendo sido intervencionados e recuperados por Leonor Rocha entre 1996 e 1998. A Necrópole de incineração a si associada, cobria algumas sepulturas ou simplesmente as urnas funerárias. 

Sendo o Concelho de Mora uma zona rica em vestígios arqueológicos, o local a visitar foi escolhido por dois motivos. O primeiro, porque o Cromeleque de Vale d’El Rey e o Alinhamento do Monte de Têra caracterizam duas fases distintas de utilização de monólitos, o Neolítico e a Idade do Ferro, respectivamente. O segundo, porque se encontram em propriedade privada, não sendo de fácil o acesso aos visitantes. Objectivamente, com a organização desta visita, a Câmara Municipal de Mora e o Museu Interactivo do Megalitismo pretendem dar a conhecer o Património Megalítico existente em todo o Concelho, demonstrando a sua importância na e para a região.

Para primeira iniciativa do género, o balanço final é extremamente positivo, ficando no ar a possibilidade de realização de mais visitas guiadas a outros pontos de interesse do Concelho.

A visita guiada ao Cromeleque de Vale d’El Rey e ao Alinhamento do Monte de Têra faz parte de um conjunto de actividades que o Museu Interactivo do Megalitismo programou para a quadra natalícia. “Um Museu Natalítico” dá o mote para as iniciativas gratuitas em que todos os visitantes podem participar até ao dia 2 de Janeiro.​

CMM_6142.jpg

CMM_6148.jpg

CMM_6161.jpg