18 julho 2017

Câmara Municipal financia aquisição de nova ambulância para os Bombeiros Voluntários de Mora

A Câmara Municipal de Mora reforçou neste mês de Julho, o apoio prestado aos Bombeiros Voluntários de Mora (BVM), com a aquisição de uma nova ambulância.

Trata-se de um veículo de transporte múltiplo de doentes não urgentes, com capacidade para um utente deitado e cinco sentados ou um utente deitado, quatro sentados e um em cadeira de rodas. Esta ambulância encontra-se dotada de equipamento de suporte básico de vida, para responder a uma eventual ocorrência que suceda no decorrer de qualquer transporte.

Segundo informação do Comandante dos BVM, Luís Caramujo, esta ambulância vem substituir uma mais antiga que possuía menos capacidade de transporte e assistência. Para além de proporcionar mais conforto aos utentes, o novo veículo permite aos BVM economizar meios materiais, humanos e energéticos, precisamente por transportar um maior número de pessoas, ao contrário do que acontece com as restantes ambulâncias existentes no parque automóvel desta corporação. Nas palavras de Luís Caramujo, “numa altura em que não é possível efectuar grandes investimentos por parte da Associação, só a parceria com a autarquia nos permite modernizar e conseguir acompanhar a legislação em matéria de transporte de doentes.”

Para além do apoio na aquisição de viaturas, a Câmara Municipal de Mora estabeleceu protocolos de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mora, que possibilitam a transferência de verbas regulares de forma a garantir o atendimento permanente da central de comunicações, o pagamento integral dos seguros do parque automóvel e de pessoal, bem como algumas obras de manutenção do quartel, que a Associação tem levado a cabo. 

A Câmara Municipal de Mora é parceira social privilegiada dos agentes de Protecção Civil do Concelho, nomeadamente os BVM. É nesse sentido que, tendo em conta o seu quadro de competências, tem como principal objectivo contribuir para que esta corporação, que diariamente presta serviço à população do Concelho de Mora, tenha ao seu dispor os melhores e mais adequados meios operacionais, para protecção e socorro de todos aqueles que necessitem dos seus serviços e, claro está, do seu auxílio.

​​