08 janeiro 2019

Em Mora cantaram-se “As Janeiras”

Na tarde de 7 de Janeiro, Segunda-feira, o cantar tradicional das Janeiras fez-se ouvir um pouco por toda a vila de Mora.

Ano após ano, o Grupo “Cantar Alentejo” da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Mora (ARPIM) cumpre a tradição de cantar “As Janeiras” em alguns pontos de Mora, nomeadamente na Câmara Municipal de Mora, Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários, entre outros. 

Esta tradição, simples mas carregada de simbolismo, assinala o Dia de Reis, sendo a ocasião aproveitada para que sejam trocados votos de bom ano novo.

À passagem pela Câmara Municipal de Mora, o Grupo “Cantar Alentejo” presenteou executivo e funcionários com cânticos próprios da quadra festiva que agora se encerra. Ao mesmo tempo foram-lhes endereçadas palavras de apreço e agradecimento, pelo Presidente da Câmara Municipal, retribuindo assim os votos de ano novo e de bom trabalho.

Cumprir esta tradição é contribuir para que a mesma se mantenha na memória colectiva do Concelho de Mora. Para além disso, é uma forma de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela ARPIM, enquanto parte activa do movimento associativo do Concelho, largamente apoiado pela Câmara Municipal de Mora.


CMM_6998.JPG

CMM_7011.JPG