21 agosto 2019

Escavações arqueológicas decorrem no Concelho de Mora

​Decorre, por estes dias, em pleno mês de Agosto, nova campanha de escavações arqueológicas no Concelho de Mora.

A equipa, liderada pela arqueóloga Leonor Rocha e constituída por alunos do Curso de História e Arqueologia da Universidade de Évora, desenvolve os trabalhos desta campanha de Verão em torno de um pequeno povoado localizado nas imediações da Herdade da Santa Cruz, freguesia de Brotas.

De realçar que desde 1994 – este ano pela 25ª vez -  que o Concelho de Mora tem vindo a ser alvo deste tipo de trabalhos arqueológicos, sempre por altura do Verão, contando os mesmos, desde o seu início, com o apoio da Câmara Municipal de Mora.

No âmbito da presente campanha, foi promovido, a 15 de Agosto, um dia aberto à escavação deste povoado, dirigida ao público em geral. A iniciativa contou com a participação de 35 curiosos e entusiastas, que em pleno terreno tiveram a oportunidade de contactar com a realidade de uma escavação arqueológica e, ao mesmo tempo, conhecer um pouco da história dos ante-passados. O dia culminou com a realização de uma Oficina de Talhe, no Museu Interactivo do Megalitismo, em Mora.