17 outubro 2017

Escola de Pavia recebe prémio por recolha de resíduos

Mora é, desde o ano lectivo 2016/2017, um dos inúmeros municípios parceiros do programa Eco-Escolas, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A Câmara Municipal assinou a Declaração de Interesse em colaborar com as escolas que formalizaram a inscrição no programa, designadamente a Escolas Básicas de Mora e Pavia. Já no presente ano lectivo, a Escola Básica de Cabeção também manifestou interesse em participar.

Assim, a Autarquia assegura o pagamento da inscrição das escolas do Concelho e colabora no desenvolvimento dos projectos/actividades levados a cabo pelas mesmas.

No ano lectivo 2016/2017 o Projecto “Geração Depositrão” foi o escolhido pela Escola Básica de Pavia, contando em particular com a dinamização da Professora Fátima Ferreira e dos seus alunos, com o apoio da Junta de Freguesia de Pavia, famílias e comunidade em geral, que se envolveram na recolha de todo o tipo de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) – por exemplo, pequenos e grandes electrodomésticos, lâmpadas e pilhas. No âmbito deste projecto, os alunos da Escola Básica de Pavia conquistaram o 5º lugar a nível nacional, com mais de 83kg de resíduos recolhidos por aluno.

No dia 27 de Setembro, um representante da Autarquia acompanhou a Professora Fátima Ferreira e o aluno Afonso Contador, em representação dos alunos da Escola Básica de Pavia, a Mafra, no Dia das Bandeiras Verdes, onde foi entregue o respectivo prémio, um microondas e dois prémios monetários, da actividade “Recolha Total Aluno” integrada no Projecto Geração Depositrão.