05 setembro 2019

Furadouro, Mora – Limpeza dos jacintos de água

Decorrem por estes dias a limpeza dos jacintos de água, no Açude do Furadouro, em Mora. Esta planta “invasora” há muito que se proliferou por este troço do Açude, a montante do Rio Raia.

Apesar de tardiamente, o Governo tomou agora medidas no sentido de eliminar esta praga, que alcançou já uma dimensão gigantesca, tanto no Concelho de Mora como entre Coruche e Benavente, no Rio Sorraia, tal como é do conhecimento público.

As condições climatéricas, nomeadamente a ausência de chuva e, consequentemente, os baixos caudais, são factores que contribuem para o agravamento do problema, que só poderá ser atenuado com operações de remoção da planta.

No âmbito das intervenções levadas a cabo especificamente no Açude do Furadouro, e sendo esta uma situação que preocupa a autarquia local, a Câmara Municipal de Mora apoia os trabalhos levados a cabo com todos os meios necessários e financeiramente.

1_1.jpg

DSC_2677_2.jpg