21 junho 2016

Hotel Solar dos Lilases distinguido com Galardão Green Key

Pelo segundo consecutivo.

​O Hotel Solar dos Lilases, em Mora, foi distinguido pelo segundo ano consecutivo com o Galardão Green Key, programa actualmente presente em 52 países e desenvolvido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A FEE promove, através dos seus programas, a sensibilização para a realização de iniciativas que fomentem e incentivem a educação ambiental e desenvolvimento sustentável, tanto a nível individual como colectivo, sendo preocupação também a actividade dos alojamentos hoteleiros relativamente a esta temática.

No que diz respeito à unidade hoteleira Solar dos Lilases, o desenvolvimento da consciência ambiental tem sido um processo gradual levado a cabo pelos seus proprietários desde a sua abertura há oito anos atrás, com base no objectivo fulcral de reduzir custos e optimizar processos. Para tal, foram adoptadas medidas como a instalação de painéis solares fotovoltaicos e térmicos, instalação de um recuperador de calor na lareira, instalação de chuveiros e válvulas de redução nos lavatórios, utilização de lâmpadas LED e de um equipamento corrector do factor potência, instalação de rega gota a gota no jardim e utilização de um sistema de recuperação da água das chuvas para rega, separação de resíduos e criação de compostagem e, não menos importante, sensibilização e promoção das boas práticas ambientais junto do pessoal do hotel, bem como dos hóspedes, por exemplo, com o programa de substituição de toalhas que visa a poupança da água e do detergente. Pequenos gestos que fazem toda a diferença.

Sobre a atribuição deste Galardão, Jaime Pires, proprietário do Hotel Solar dos Lilases, diz-nos: "Foi com orgulho que recebemos pelo segundo ano consecutivo o Galardão da Green Key. Ele significa essencialmente o reconhecimento do nosso trabalho e dedicação em prol dos aspectos que se prendem com o ambiente e a sustentabilidade, dando a nossa pequena contribuição para um futuro mais próspero e mais verde… O facto de o reconhecimento ser feito pela Green Key e validado pela Turismo do Alentejo é a prova de que estamos no bom caminho. Queremos continuar…!".