19 janeiro 2017

Mora é o 4º Concelho do distrito de Évora e o 10º do Alentejo com maior volume de exportações entre 2013 e 2015

​Dos 14 concelhos do Alentejo Central, Mora é o quarto com maior volume de exportações entre 2013 e 2015, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Sendo, segundo os mesmos dados, o 10º de todo o Alentejo.

De um universo de 308 concelhos nacionais, 185 reforçaram o seu desempenho no exercício da venda de bens ao exterior. A nível nacional, o aumento do volume de exportações nos últimos três anos traduziu-se em 5,3%. De realçar que as principais subidas se verificaram no interior do País.

Neste estudo agora publicado, o Alentejo destaca-se como uma das regiões mais dinâmicas, cujo crescimento atingiu 4,2% em 2015 face ao ano de 2013. Percentagem para a qual contribuiu toda a actividade económica e exportadora do Concelho de Mora, com um valor global de 24,181 milhões de euros, resultante das vendas realizadas ao exterior.

Com um volume de exportações significativamente mais baixo surgem alguns concelhos vizinhos, caso de Avis, Ponte de Sor, Coruche, Montemor-o-Novo, Arraiolos e Sousel entre outros. Ao nível da região Alentejo, o Concelho de Mora encontra-se em décimo lugar a par com Ferreira do Alentejo e Alcácer do Sal só sendo suplantado pelas capitais de distrito e parte do litoral alentejano.

Conesa.jpg 
Arquiled.jpg