19 novembro 2018

Mora, um Concelho de destino

Nos últimos meses, o Concelho teve destaques em várias revistas de Turismo.

​​​​“O sector do Turismo tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no contexto da economia portuguesa e do desenvolvimento económico e social do nosso país (…), mais do que um eixo central do modelo do desenvolvimento económico português, passa a constituir um verdadeiro desígnio nacional.” (excerto do Decreto de Lei nº 228 / 2004, de 7 de Dezembro de 2004)

O Concelho de Mora é extremamente rico em património edificado, cultural, gastronómico, bem como em recursos naturais, factores que por si só merecem ser explorados e divulgados turisticamente, fazendo deste Concelho um destino de eleição, pelo que tem de genuíno e característico. E é neste sentido que a Câmara Municipal de Mora estabeleceu metas para esta área, onde o principal objectivo passa pela promoção das potencialidades turísticas do Concelho. A autarquia morense definiu assim a área do Turismo como uma das suas bandeiras para o presente mandato.

Nesse sentido, foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Turístico do Concelho de Mora, do qual saíram novos pontos de intervenção, os quais têm vindo a ser realizados.

O retorno de todo o investimento feito na área do Turismo pela Autarquia tem sido muito positivo. A divulgação nos meios de comunicação social e blogs tem acontecido e isso é sinónimo de que o trabalho desenvolvido está no caminho certo. O concelho de Mora tem os recursos, a Câmara Municipal de Mora tem a sensibilidade para apostar na divulgação dos mesmos, a imprensa respondeu ao estímulo.

Nos últimos meses, o Concelho teve destaques em várias revistas da especialidade, nomeadamente na edição de Setembro da Revista Evasões, na edição de Outubro da Revista TuriPortugal, uma reportagem alargada na edição de Novembro da revista Passear, um destaque de três páginas na Revista E do Expresso, na edição de dia dois de Novembro. O Concelho de Mora foi ainda ponto de destaque em vários blogues e sites, entre eles: 
Sapo.pt; viagensemiudos.pt; amantesdeviagens.com;vidaextra.expresso.pt/viagens; contramapa.com; e no facebook de kate.wanderinglife. A Revista Visão publicou também um trabalho sobre os 13 passadiços para descobrir no Outono, na edição de 25 de Outubro, onde o Passadiço do Gameiro tem um destaque imponente. 

O sector do turismo tem vindo, ao longo dos anos, a ter cada vez mais importância para as todas as regiões, nomeadamente no interior do país, como é o caso do Concelho de Mora. Toda a mão-de-obra que emprega, as receitas que gera, o efeito que produz noutras áreas e sectores de actividade, contribuem directa e indiretamente para a promoção do desenvolvimento socioeconómico do Concelho.
​​​​​​​​​​

 Mora, Concelho de destino