09 maio 2017

Núcleo Regional do Megalitismo recebe galardão de Melhor Projecto Público

​Numa cerimónia que decorreu no dia 7 de Maio, no Centro Cultural Fialho de Almeida, em Cuba, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo - ERT entregou ao Núcleo Regional do Megalitismo, na pessoa do Presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão de Matos, o Prémio de Melhor Projecto Público 2016.


Com o projecto de arquitectura a cargo da CVDB Arquitectos Associados, a primeira pedra desta grande obra do poder local foi lançada a 11 de Junho de 2014. O Núcleo Regional do Megalitismo abriu depois portas a 15 de Setembro de 2016. A antiga estação do caminho-de-ferro, em Mora, ganhou uma nova vida e também uma nova cara. Localizado no centro da vila, o Núcleo Regional do Megalitismo contribuiu, objectivamente, para a valorização e divulgação do património megalítico do Concelho, fruto dos mais de 100 anos de escavações arqueológicas aqui levadas a cabo, bem como para o enriquecimento social, cultural e económico do Concelho de Mora e, consequentemente, para a sua afirmação enquanto ponto de referência turística nacional e internacional. A materialização deste projecto permitiu à autarquia recuperar e devolver à população um edifício historicamente importante, desta feita com uma arquitectura mais actual e com novas funcionalidades, ao dispor de todos os que o visitem.

Os Prémios Turismo do Alentejo e Ribatejo são promovidos anualmente pela ERT. Nesta 7ª edição, as candidaturas decorreram até 30 de Janeiro. O concurso pretende motivar e premiar o empenho dos agentes, públicos ou privados, que apostam na dignificação e estruturação da oferta turística. Nesta edição, estiveram a concurso 171 projectos, 138 do Alentejo e 38 do Ribatejo.​