03 dezembro 2018

Recolha selectiva de resíduos porta-a-porta na época festiva

Câmara Municipal de Mora implementa campanha de recolha selectiva de resíduos porta-a-porta durante a época festiva do Natal e Passagem de Ano.

Cartaz-porta-a-porta.jpg

A campanha, que abrange todas as freguesias do Concelho de Mora, assenta os seus objectivos na estratégia de aumento da separação do lixo. Esta acção de sensibilização de consciências da população visa optimizar, melhorar e potenciar o sistema de reciclagem no Concelho.

E porque os resultados dependem dos gestos de cada um, o apelo é dirigido à comunidade. Pretende-se que os cidadãos colaborem e se responsabilizem mais, com o propósito de todos saírem a ganhar. Nesse sentido, e com o contributo de todos, a quantidade de materiais recicláveis recolhidos e encaminhados será maior e o Concelho/País tornar-se-á mais eficiente, evitando-se a deposição destes resíduos nos aterros ou as queimas.

Como vai funcionar? A separação deve ser feita dentro das habitações e depositada à porta de cada casa, sendo posteriormente realizada a recolha individualmente, entre 26 de Dezembro e 4 de Janeiro, e encaminhados os materiais para reciclagem, no mínimo 5 kg/habitação.

Lixo a separar: embalagens plásticas e metais, papel e cartão, e vidro. Depois de separados, os materiais devem ser devidamente acondicionados em recipientes próprios e facilmente identificáveis, por exemplo sacos ou cestos. Para agendar a recolha deve contactar a Câmara Municipal de Mora através do email – ambiente@cm-mora.pt – ou telefone – Eng.º Luís Branco 933 128 597.

Este serviço prestado pela autarquia é gratuito!

Quem fará a recolha? A recolha será feita por funcionários da autarquia, em viaturas adequadas para o efeito e devidamente identificadas. No acto da recolha será entregue à pessoa que solicitou o serviço, um ecoponto doméstico (limitado ao stock existente).

No que a esta temática diz respeito, a Câmara Municipal de Mora tem por objectivo atingir os 48kg/habitante/ano até 2020, sendo que em 2017 foram recolhidos cerca de 38kg/habitante de materiais recicláveis. Ao colaborar com esta campanha está a ajudar!