02 junho 2017

Roteiro Turístico Infantil - "Ser turista por um dia"

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Tendo por base esta temática, a Câmara Municipal de Mora lançou o desafio aos Jardins-de-infância e Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas do Concelho de Mora, bem como ao Centro Infantil Nossa Senhora da Graça da Santa Casa da Misericórdia de Mora, no sentido de trabalharem os pontos turísticos existentes nas freguesias do Concelho. 


Deste desafio, designado “Ser turista por um dia”, resultaram trabalhos, na sua maioria desenhos, elaborados pelas crianças do Concelho de Mora. Os mesmos, para além de terem sido publicados online, na página de facebook da Câmara Municipal, foram alvo de selecção e fazem hoje parte de um Roteiro Turístico Infantil. A actividade contou com a participação essencial do Centro de Saúde de Mora, que contribuiu com dicas úteis sobre os cuidados que os pequenos turistas devem tomar para preservar a sua saúde, quando forem turistas por um dia. 

Foi no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, que foi entregue um exemplar do Roteiro Turístico Infantil a cada uma das salas que participaram neste trabalho. No seu interior podem ser encontrados diversos pontos de interesse com informação histórica sobre cada um, assim como indicação dos alojamentos e restaurantes. Integrado no Roteiro está um caderno lúdico-pedagógico com “As nossas histórias…”, lendas que as gentes antigas de Brotas, Cabeção, Mora e Pavia ainda hoje contam, e ainda sugestões de actividades com pintura, colagens, recortes e tracejados. 

Sendo que o Concelho de Mora se tornou, nos últimos anos, num destino turístico, é importante consciencializar a população e visitantes para o rico património aqui existentes. É neste sentido que o desafio foi lançado em forma de incentivo às novas gerações, para que conheçam o Concelho onde residem e apreendam e apreciem o valor que o mesmo tem em termos turísticos. ​

fotogameiro.jpg