10 maio 2019

Vespa Velutina/ Vespa Asiática

Pela primeira vez vista no nosso Concelho

Vespa Velutina/ Vespa Asiática
Pela primeira vez vista no nosso Concelho

Cuidados a ter


O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada, tal como acontece com as de outras vespas e de abelhas. No entanto, dada a visibilidade dos ninhos de Vespa velutina e a maior probabilidade de contato com os mesmos, esta espécie pode constituir um risco acrescido para as populações nos locais de ocorrência mais frequente.
No Concelho de Mora foi detetado no início deste mês o primeiro ninho desta espécie tento no entanto sido abatida e entregue ás entidade competentes para estudo.

A Vespa velutina é uma vespa de grandes dimensões. A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal, o que torna difícil de a confundir com qualquer outra espécie.

Qualquer avistamento deve ser de imediato comunicado à Proteção Civil do Município de Mora. Não deve, em qualquer circunstância, tentar destruir o ninho pelos seus próprios meios.