Antigo teatro da vila de Cabeção

Trata-se de um dos poucos exemplares de edifícios culturais da corrente artística Arte Nova existentes em Portugal. Apenas existe o de Cabeção e outro nos Açores.

Carregados de características qualitativas e uma forte carga decorativa tanto no interior como no exterior, este espaço já teve as funções de teatro, cinema e centro cultural posteriormente. Actualmente encontra-se encerrado e sem perspectivas futuras, dado a sua progressiva degradação devido ao abandono a que está votado.

Apesar de ter sido submetido a algumas adaptações, consoante as funções que foi desempenhando, o edifício mantém as suas características primitivas. De dois pisos, o interior do teatro é considerado como uma verdadeira relíquia. O palco e as bancadas foram conservados, a fachada mantém as linhas sinuosas características deste tipo de edifício, bem como os motivos de inspiração naturalista representados nos jorros de água que correm em volta das janelas. Características decorativas que se inserem no movimento artístico Arte Nova.

Este edifício está datado de inícios do século XX.

Antigo teatro da vila de Cabeção

Informações Adicionais