Centro de Interpretação Ambiental

Centro de Interpretação Ambiental

O Parque Ecológico do Gameiro, inserido em plena Rede Natura 2000 (rede ecológica que conserva os habitats naturais), conta com diversas valências, entre as quais o Fluviário de Mora e o Percurso Pedestre. O Centro de Interpretação Ambiental (CIAmb) é a mais recente valência construída no Parque, aproveitando assim a estrutura do antigo clube náutico. A criação do CIAmb surgiu da necessidade de existir um equipamento cujos objectivos e abordagem se baseasse na promoção da conservação e da preservação dos rios e dos ecossistemas, e da necessidade de dar apoio aos visitantes do próprio parque e do Fluviário de Mora.

No interior do CIAmb podem-se observar desenhos a 3D que simulam um rio, tendo presentes peixes a saltar e várias aves a capturar o seu alimento. Existe ainda uma componente multimédia que permite a visualização de diversos vídeos interactivos e educativos.

O CIAmb foi inaugurado a 7 de Agosto de 2013, e desde aí tem atraído público de todas as idades e com os mais diversos interesses. Informações, actividades organizadas, visitas e actividades diárias com crianças, são algumas das actividades que o Centro tem realizado até agora. Para além de tudo isto, o CIAmb pretende ainda criar exposições temporárias e palestras.

Horário de funcionamento:

De Março a Outubro o CIAmb está aberto de Quarta-Feira a Domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Entre Novembro e Dezembro as actividades e visitas ao Centro são feitas mediante marcação prévia, através do email ciamb.cmmora@mail.telepac.pt

 Actividades do CIAmb - Galeria Fotográfica