Educação Ambiental

Dicas Ambientais da CMM


Dia da Árvore 2018

No dia 21 de Março assinalou-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, com iniciativas que se dividiram entre o Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, e a Casa da Cultura, em Mora. Cerca de 200 crianças acorreram à chamada para, na parte da manhã, caminhar pela Mata Nacional de Cabeção, assistir a uma demonstração dos Bombeiros Voluntários de Mora e a uma sessão de esclarecimento da Gesamb sobre a temática da reciclagem, plantar árvores e, no período da tarde, declamar poesia.

As actividades promovidas pela Câmara Municipal de Mora, contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mora, Gesamb, Guarda Nacional Republicana, escolas do 1ºCEB, Jardins de Infância do Concelho e Centro Infantil Nossa Senhora da Graça da SCMM e Universidade Sénior.

​A todos os participantes foram transmitidos princípios fundamentais no que toca ao meio ambiente e à necessidade de o proteger, através da adopção de comportamentos que contribuam para a sua conservação.

 

arvore1.JPGarvore2.JPG

arvore4.JPGarvore5.jpg


Dia da Árvore e da Água 2013

Para assinalar o Dia da Árvore e da Água 2013 foi dada continuidade à actividade desenvolvida no ano anterior. Com recurso a materiais recicláveis, as árvores apadrinhadas foram criadas em peças 3D de tamanho reduzido e decoradas pelas crianças dos Jardins de Infância e do 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Mora. Posteriormente, os trabalhos realizados estiveram expostos na Casa da Cultura de Mora, no âmbito das comemorações do Dia da Criança.

Objectivo: imaginar e criar um elemento simbólico (árvore) do dia particular que se celebra, desenvolvendo a sensibilidade e o sentido estético da criança.

 

diaarvore2013-1.jpg diaarvore2013-2.jpg

​ 


Dia da Árvore e da Água 2012

A Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente e a Oficina da Criança da Câmara Municipal de Mora desenvolveram, em conjunto com os Jardins de Infância e as turmas de 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Mora, uma actividade de caracterização e apadrinhamento de algumas árvores do Jardim Público de Mora. As árvores, apadrinhadas pelas crianças, têm agora junto a si uma placa de identificação da espécie, bem como da turma que a apadrinhou. O levantamento de informação e identificação de cada árvore foi feito pelas crianças, assim como a apresentação da mesma, no decorrer das comemorações alusivas à data.

Objectivos: sensibilizar os jovens do Concelho para a diversidade de espécies arbóreas existentes e respectivas características morfológicas, bem como as suas diferentes finalidades e utilizações.​

 

diaarvore2012-1.jpgdiaarvore2012-2.jpg 

 

4 Palmos de Terra

O projecto “4 Palmos de Terra” da responsabilidade da Oficina da Criança, surgiu da necessidade, relativamente às crianças, de redescoberta de valores, hábitos e atitudes, face à sua integração social e também ao conhecimento do meio natural onde crescem.

O projecto incluiu um conjunto de proposta práticas, cuja finalidade era fornecer experiências efectivas aos alunos do 1º CEB e Jardins de Infância e aos frequentadores da Oficina da Criança.

Pesquisa, investigação e experimentação no âmbito da temática “Natureza”; exploração das plantas; criação de uma horta comum para reconhecimento de diversos materiais, preparação do terreno, sementeira, cultivo, rega, foram algumas das actividades desenvolvidas no “4 Palmos de Terra”.

Objectivo: promover a educação ambiental, sensibilizar as crianças para temáticas relacionadas com o meio ambiente, a sua preservação e valorização.

 

4palmosterra1.jpg4palmosterra2.jpg 

​​