Educação Ambiental

Dicas Ambientais da CMM


Recolha selectiva de resíduos porta-a-porta na época festiva

Câmara Municipal de Mora implementa campanha de recolha selectiva de resíduos porta-a-porta durante a época festiva do Natal e Passagem de Ano.

A campanha, que abrange todas as freguesias do Concelho de Mora, assenta os seus objectivos na estratégia de aumento da separação do lixo. Esta acção de sensibilização de consciências da população visa optimizar, melhorar e potenciar o sistema de reciclagem no Concelho.

E porque os resultados dependem dos gestos de cada um, o apelo é dirigido à comunidade. Pretende-se que os cidadãos colaborem e se responsabilizem mais, com o propósito de todos saírem a ganhar. Nesse sentido, e com o contributo de todos, a quantidade de materiais recicláveis recolhidos e encaminhados será maior e o Concelho/País tornar-se-á mais eficiente, evitando-se a deposição destes resíduos nos aterros ou as queimas.

Como vai funcionar? A separação deve ser feita dentro das habitações e depositada à porta de cada casa, sendo posteriormente realizada a recolha individualmente, entre 26 de Dezembro e 4 de Janeiro, e encaminhados os materiais para reciclagem, no mínimo 5 kg/habitação.

Lixo a separar: embalagens plásticas e metais, papel e cartão, e vidro. Depois de separados, os materiais devem ser devidamente acondicionados em recipientes próprios e facilmente identificáveis, por exemplo sacos ou cestos. Para agendar a recolha deve contactar a Câmara Municipal de Mora através do email – ambiente@cm-mora.pt – ou telefone – Eng.º Luís Branco 933 128 597.

Este serviço prestado pela autarquia é gratuito!

Quem fará a recolha? A recolha será feita por funcionários da autarquia, em viaturas adequadas para o efeito e devidamente identificadas. No acto da recolha será entregue à pessoa que solicitou o serviço, um ecoponto doméstico (limitado ao stock existente).

No que a esta temática diz respeito, a Câmara Municipal de Mora tem por objectivo atingir os 48kg/habitante/ano até 2020, sendo que em 2017 foram recolhid​os cerca de 38kg/habitante de materiais recicláveis. Ao colaborar com esta campanha está a ajudar!


Cartaz-porta-a-porta.jpg

Dia da Árvore 2018

No dia 21 de Março assinalou-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, com iniciativas que se dividiram entre o Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção, e a Casa da Cultura, em Mora. Cerca de 200 crianças acorreram à chamada para, na parte da manhã, caminhar pela Mata Nacional de Cabeção, assistir a uma demonstração dos Bombeiros Voluntários de Mora e a uma sessão de esclarecimento da Gesamb sobre a temática da reciclagem, plantar árvores e, no período da tarde, declamar poesia.

As actividades promovidas pela Câmara Municipal de Mora, contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mora, Gesamb, Guarda Nacional Republicana, escolas do 1ºCEB, Jardins de Infância do Concelho e Centro Infantil Nossa Senhora da Graça da SCMM e Universidade Sénior.

​A todos os participantes foram transmitidos princípios fundamentais no que toca ao meio ambiente e à necessidade de o proteger, através da adopção de comportamentos que contribuam para a sua conservação.

 

arvore1.JPGarvore2.JPG

arvore4.JPGarvore5.jpg


Dia da Árvore e da Água 2013

Para assinalar o Dia da Árvore e da Água 2013 foi dada continuidade à actividade desenvolvida no ano anterior. Com recurso a materiais recicláveis, as árvores apadrinhadas foram criadas em peças 3D de tamanho reduzido e decoradas pelas crianças dos Jardins de Infância e do 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Mora. Posteriormente, os trabalhos realizados estiveram expostos na Casa da Cultura de Mora, no âmbito das comemorações do Dia da Criança.

Objectivo: imaginar e criar um elemento simbólico (árvore) do dia particular que se celebra, desenvolvendo a sensibilidade e o sentido estético da criança.

 

diaarvore2013-1.jpg diaarvore2013-2.jpg

​ 


Dia da Árvore e da Água 2012

A Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente e a Oficina da Criança da Câmara Municipal de Mora desenvolveram, em conjunto com os Jardins de Infância e as turmas de 1ºCEB do Agrupamento de Escolas de Mora, uma actividade de caracterização e apadrinhamento de algumas árvores do Jardim Público de Mora. As árvores, apadrinhadas pelas crianças, têm agora junto a si uma placa de identificação da espécie, bem como da turma que a apadrinhou. O levantamento de informação e identificação de cada árvore foi feito pelas crianças, assim como a apresentação da mesma, no decorrer das comemorações alusivas à data.

Objectivos: sensibilizar os jovens do Concelho para a diversidade de espécies arbóreas existentes e respectivas características morfológicas, bem como as suas diferentes finalidades e utilizações.​

 

diaarvore2012-1.jpgdiaarvore2012-2.jpg 

 

4 Palmos de Terra

O projecto “4 Palmos de Terra” da responsabilidade da Oficina da Criança, surgiu da necessidade, relativamente às crianças, de redescoberta de valores, hábitos e atitudes, face à sua integração social e também ao conhecimento do meio natural onde crescem.

O projecto incluiu um conjunto de proposta práticas, cuja finalidade era fornecer experiências efectivas aos alunos do 1º CEB e Jardins de Infância e aos frequentadores da Oficina da Criança.

Pesquisa, investigação e experimentação no âmbito da temática “Natureza”; exploração das plantas; criação de uma horta comum para reconhecimento de diversos materiais, preparação do terreno, sementeira, cultivo, rega, foram algumas das actividades desenvolvidas no “4 Palmos de Terra”.

Objectivo: promover a educação ambiental, sensibilizar as crianças para temáticas relacionadas com o meio ambiente, a sua preservação e valorização.

 

4palmosterra1.jpg4palmosterra2.jpg 

​​