28 maio 2019

Mora recebe oficina ambiental Re-Planta

​​​​​​Realizou-se no dia 16 de Abril, no Auditório Municipal, em Mora, uma sessão das Oficinas Re-Planta.

Pela segunda vez no Concelho de Mora e com o lema “Reaprende, recomeça e redescobre a tua horta”, esta Oficina foi de participação livre e gratuita. Os participantes tiveram a oportunidade de descobrir o poder da hortas biológicas e da compostagem, através da aprendizagem dos conceitos necessários para a criação das sua própria horta biológica, de forma simples, fácil e prática.

As Oficinas Re-Planta são da responsabilidade da GESAMB – entidade responsável pela gestão do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU) – à qual a Câmara Municipal de Mora se associou desde o início, com o principal objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de serem adoptadas prácticas de cultivo que protejam o meio ambiente. Este projecto visa, acima de tudo, fomentar a consciência ambiental e o espírito de cidadania activa e participada.

O momento, para além de aprendizagem, foi de partilha de conhecimentos, com a participação de todos os presentes, numa sessão apelativa pautada pelo dinamismo, tal como propiciava o tema.
Aos participantes de primeira viagem no final foi oferecido um compostor, como forma de incentivar a colocar em práctica os conhecimentos adquiridos, nomeadamente a compostagem doméstica.