Oficina da Criança

O seu funcionamento é em regime de porta aberta tendo como objectivo a valorizaçãp dos Tempos Livres​ das crianças dos  3 aos 14 anos de idade, numa perspectiva do desenvolvimento Sócio Cultural, através de uma filosofia ligada ao desenvolvimento da Expressão Criadora e Lúdica das Crianças.

É um espaço que a criança utiliza quando quer brincar, desenvolvendo a criatividade e valores de liberdade, solidariedade e da sensibilidade, através de uma pedagogia centrada no desenvolvimento das capacidades expressivas das próprias crianças.

Proporciona o desenvolvimento harmonioso das capacidades de todas e de cada uma, para que elas possam crescer como pessoas ativas e participativas na sociedade a que pertencem.

As monitoras apoiam os projetos que as crianças pretendem desenvolver nos diversos ateliers: pintura, colagens, modelagem, olaria, culinária e gravura.

As crianças quando brincam estão felizes e utilizam toda a sua vitalidade na descoberta das emoções, do pensamento criativo, no conhecimento de si e dos outros. No "Sotão d'Avó" brincam ao faz de conta, constroem diálogos, inventam conversas, revivem emoções, resolvem problemas, aprendem a gostar uns dos outros.

Jogam aos jogos, com regras, nomeadamente às cartas, monopólio, matraquilhos, Playstation e jogos on-line devidamente seleccionados.

Nas férias (Verão, Páscoa e Natal) é desenhado um programa que contempla visitas, cinema, piscinas e praia.

 

A Oficina da Criança funciona no seguinte horário:

​Períodos lectivos​das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de segunda a sexta-feira
Verão​das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira


Os pais que pretendam que os seus filhos frequentem a Oficina da Criança, deverão fazer as respectivas inscrições na Casa da Cultura ou directamente na Oficina da Criança.