Expomora 2023 – Três dias de certame para promoção do tecido económico, cultural, gastronómico do concelho
Atualizado em 13/09/2023O Parque de Mercado e Feiras e toda a zona envolvente recebeu, no último fim-de-semana, de 8 a 10 de setembro, o maior certame do Concelho de Mora, a ExpoMora.
Três dias preenchidos por um vasto programa, desde atividades culturais, desportivas, provas gastronómicas, espetáculos musicais, entre as habituais tasquinhas, bares e animações com dj’s.
Este ano a ExpoMora contou com cerca de 80 stands, que se distribuíram entre os dois pavilhões e a Rua da Estação, na entrada para o Museu do Megalitismo. Entre a traça económica do Concelho, entidades e coletividades, todos fizeram questão de integrar esta edição da ExpoMora, contribuindo desta forma para que fosse um verdadeiro sucesso.
Pelo Palco Museu, passaram nomes como Nininho Vaz Maia, Toy, Fernando Daniel, Marta Duarte D’Almeida, Miguel Azevedo e Mizzy Miles. No Palco Cultural, que abriu com a cerimónia de inauguração, assistiu-se também às atuações do Grupo de Cantares Alentejanos de Brotas, do Grupo Recreativo e Rancho Folclórico de Cabeção, Grupo de Cantares de Cabeção, o Grupo de Cantares da ARPIMora, o Grupo de Hip Hop da CMM “Boa Vibe”, Rita Ramalho e o Grupo de Cantares “As Cachopas”, de Pavia. A animar as noites da ExpoMora estiveram os Dj’s, ChungaDaddy, Kratus e Ricardo Pinto.
No decorrer do evento, houve ainda espaço para a promoção e divulgação do vinho da talha de Cabeção, pela “Confraria do Vinho da Talha de Cabeção”, de doces e licores caseiros de Fernanda Pinto, bem como doçaria de Luísa Prates e Pastelaria Luar de Canela e empadas pela “Venda Maltesa”, através de degustações, que aconteceram nas tardes de sábado e domingo.
Caminhada, BTT, Torneios da Malha e Padel, foram as atividades desportivas que preencheram as manhãs de sábado e domingo. Estas iniciativas resultaram da organização do Município, apoiadas pelo Grupo Desportivo dos Trabalhadores da C.M.Mora, pelos Pedais do Raia e pelo Grupo de Padel de Mora.
A tarde do último dia do certame contou com um desfile de bombos que animaram todo o recinto do evento, com a presença dos “Toca a Bombar”, de Pavia, “Orquestra de Percursão Bomb’Alen, de Elvas e grupo de Bombos de Monte Olivett, das Caldas da Rainha.
Esta edição da ExpoMora contou com uma estreia, a animação de rua levada a cabo pela Charanga do Concelho “TokiMexe”.
Paralelamente a todos estes acontecimentos, houve dois espaços dedicados aos mais novos, uma zona para os mais pequenos com insufláveis e trampolim, e outro para os mais crescidos, com touro mecânico, parede de escalada, e bungee jumping trampolim.
As mascotes do Fluviário e do Museu do Megalitismo circularam no recinto do certame e fizeram as delícias de miúdos e graúdos. Esteve também patente durante o certame, a exposição “A Arte Mora Aqui”, que reuniu num só espaço, obras de vários artesãos e artistas do Concelho.
Sendo este o maior evento do Município, entendeu o executivo municipal reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido pelos cerca de 20 jovens que desenvolveram trabalho de voluntariado no mês de agosto, no projeto “Patrulha Verde”, um trabalho de proteção da floresta e sensibilização ambiental, que teve lugar na tarde de domingo.
A ExpoMora encerrou as portas deste ano despedindo-se com um espetáculo pirotécnico, deixando um até já a todos os que visitaram o certame nestes três dias! Voltamos em 2024!
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!