Início > MUNÍCIPE > Áreas de Ação/Intervenção > Ação Social > Rede Social
O que é?
“É um método de articulação e congregação de esforços entre entidades públicas e privadas com vista à erradicação da pobreza e à promoção do desenvolvimento social”
(cf. Resolução do Conselho de Ministros 197/97 de 18 de Novembro)
É uma medida de política social ativa que pretende promover um planeamento integrado e participado e atua no sentido de mobilizar, na esfera local, todos os agentes para combater a pobreza e a exclusão social procurando as soluções mais adequadas para garantir serviços essenciais e equipamentos e melhorar o conhecimento das situações.
Legislação aplicável
Como nos organizamos?
A estratégia da Rede social enquadra-se nos seguintes OBJECTIVOS:
Estrutura
A Rede Social deve ser capaz de articular a intervenção social dos diferentes agentes locais e das várias parcerias. A constituição de uma parceira estratégica alargada é a única forma de levar a efeito um processo de desenvolvimento social, através da construção de projectos de ação articulados, em vez de multiplicar ações isoladas e, por vezes, sobrepostas.
Com base na Resolução de Concelho de Ministros a Rede Social do concelho de Mora encontra-se organizada da seguinte forma:
Conselho Local de Ação Social (CLAS)
O CLAS tem por objetivo promover atividades e relações necessárias à implementação do Programa da Rede Social no concelho de Mora, prosseguindo os seus fins no quadro dos princípios e estratégias da Rede Social definidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º197/97.
No CLASMora estão representadas as seguintes entidades:
Grupos de Trabalho
a) Parceria com a equipa da Agenda 21 Local – Projeto “Rota das Igrejas”
De acordo com o Regulamento Interno, poderão ainda participar nos trabalhos do CLAS outras entidades, estruturas de parceria ou técnicos com o estatuto de convidados ou consultores, sem direito de voto.
Núcleo Executivo
Responsável: Drª Isabel Garcia
Contacto: gas-cmmora@mail.telepac.pt