Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” teve início segunda-feira
Atualizado em 17/07/2024Os jovens voluntários que se inscreveram no Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024” foram recebidos no dia 15 de julho, data em que teve início o programa, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, em Mora.
Neste dia, decorreu uma ação de formação no sentido de os capacitar para as tarefas inerentes ao voluntariado, formação dada pelos Bombeiros Voluntários de Mora. Os jovens voluntários receberam, ainda, um passe campismo para o To Mora Land, que decorre nos dias 2 e 3 de agosto.
Os 22 jovens inscritos no programa no Concelho irão integrar atividades no âmbito da proteção da natureza, florestas e respectivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral e da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.
As patrulhas fixas cumprem as suas funções de vigia na Torre situada na Herdade da Madre Deus e, as patrulhas móveis percorrem as localidades do concelho e sensibilizam a população e entregam flyers informativos.
No âmbito deste programa, em 2023, a patrulha fixa que se encontrava na torre de vigia na Herdade da Madre Deus identificou e reportou uma ocorrência para incêndio.
Em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Bombeiros Voluntários de Mora, a Guarda Nacional Republicana, através do Sepna, a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção e o Município de Mora levam assim a efeito o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Um programa de relevo que, para além de contribuir para a ocupação e formação dos jovens, contribui para a salvaguarda da área verde do Concelho de Mora bem como para a sensibilização da população.
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!