A Câmara Municipal apoia rastreio do Cancro da Pele
Atualizado em 09/06/2021A Câmara Municipal de Mora tem vindo há vários anos a apoiar as campanhas de rastreios realizadas no Concelho, nomeadamente através da estreita colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Trata-se de uma organização não-governamental com vários objetivos direcionados para a problemática oncológica. Estas intervenções relacionadas com a prevenção têm permitido o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial e, consequentemente, curáveis ou controláveis.
No sábado, dia 29 de Maio, foi realizado no Concelho mais um rastreio, desta vez ao cancro da pele. Segundo a equipa da LPCC “como o cancro de pele tem aumentado, o exame do tegumento efetuado por dermatologista é fundamental para encontrar cancro em fases tratáveis. O objetivo destes diagnósticos precoces é, pois, detetar lesões pré-malignas e cancro de pele, melanoma ou não-melanoma, e assegurar, em tempo útil, o seu seguimento no SNS”.
No decorrer desta ação realizada no Pavilhão Municipal do Parque de Feiras e Mercados de Mora, foi feita a observação a 81 utentes, dois quais foram diagnosticados cinco utentes com lesões suspeitas ou lesões pré-malignas, os quais foram devidamente encaminhados.
Câmara de Mora reconhece importância do diagnóstico precoce nos problemas de saúde, sendo que no caso do cancro, poderá fazer toda a diferença, daí não só ter disponibilizado o espaço para acolher o rastreio, como também pessoal afeto à limpeza e acompanhamento dos utentes, bem como transporte para todos os munícipes das freguesias.