Apresentação do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa decorreu dia 31 de maio
Atualizado em 02/06/2023Decorreu, dia 31 de maio, a Apresentação do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mora (BVM). Este plano prevê a disponibilização de Equipamentos DAE em edifícios de gestão própria da autarquia, nomeadamente os de atendimento ao público e instituições de relevância na sociedade civil do concelho.
Após este momento, foi levada a cabo uma ação de Mass Training SBV, com o objetivo de sensibilizar para o que deve ser feito perante vítimas de paragem cardiorespiratória e como realizar as respetivas manobras SBV, até à chegada de ajuda diferenciada.
A capacitação dos edifícios e serviços com equipamento de Desfibrilhação Automática Externa vão, segundo Paula Chuço, Presidente da Câmara Municipal de Mora, “trazer benefícios a todos os que nos visitam e principalmente aos nossos munícipes em geral”.
A presidente do Município referiu também que o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Mora foi o local escolhido para a apresentação devido à “importância que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário de Mora tem no panorama Municipal e no papel fundamental que desempenham na cadeia de sobrevivência”.
No local estiveram presentes Francisco Comba, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mora, Ricardo Augusto, em representação do INEM e respetiva equipa, os Bombeiros Voluntários de Mora, o executivo do Município de Mora e funcionários de atendimento ao público, Presidentes e funcionários afetos às Juntas de Freguesias do concelho, Agrupamento de Escolas de Mora e a Guarda Nacional Republicana.
Estes momentos resultam da estreita colaboração entre o Município de Mora, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e BV Mora.
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!