Câmara Municipal colabora em oficina de formação
Atualizado em 18/03/2025A Câmara Municipal de Mora associou-se à Associação Arisco e ao CRI – Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central para, em parceria com o Agrupamento de Escolas, implementar o projeto “Castelos de Risco”.
Reconhecendo a importância de mobilizar a capacitação dos jovens, o Município e o Agrupamento de Escolas incorporaram conjuntamente o Projeto “Castelos de Risco”, destinado a docentes, não-docentes e técnicos que desempenham funções na área da Educação, encontram-se também envolvidos os concelhos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Mourão, Évora e Montemor-o-Novo.
“Castelos de Risco” é um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que aborda a diferença entre o perigo que deve ser evitado e o risco que deve ser vivido, através da utilização de jogos de dinâmica de grupo como ferramenta de intervenção junto de jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.
Através da metodologia Ação-Reflexão-Ação, esta Oficina de Formação desenvolve cinco temas, sendo o último designado “A Conquista do Castelo”, a desenvolver na prática com grupos de jovens. Objetivamente, os jovens participantes são estimulados para trabalharem em equipa e vencerem os desafios que lhes são propostos, ao mesmo tempo que se combate a solidão, se evitam comportamentos aditivos e se ganha autoestima.
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!