Câmara Municipal de Mora combate a vespa velutina
Atualizado em 01/06/2021“Mora 100 Velutina” é o nome atribuído à acção lançada pela Câmara Municipal de Mora que prevê a atribuição de 100 armadilhas mais atrativo, que se destinam à captura de vespas asiáticas.
Mediante inscrição efectuada junto da Divisão de Urbanismo e Ambiente da autarquia, através do email ambiente@cm-mora.pt ou do contacto telefónico 266439070, será entregue uma armadilha por agregado familiar/casa e uma unidose do respectivo atrativo/isco. As entregas estão limitadas às 100 armadilhas disponíveis, adquiridas pela autarquia, e serão feitas por ordem de inscrição, a partir de 1 de Junho.
No Concelho de Mora tem-se registado um número crescente de ninhos de vespas asiáticas, sendo por isso importante sensibilizar e mobilizar a população para o combate a esta espécie invasora. Em termos práticos esta acção pretende evitar a proliferação da vespa velutina, como também é conhecida, e, consequentemente reduzir o número de ninhos.
O principal impacto causado pela vespa velutina é a predação das abelhas, constituindo uma ameaça à sustentabilidade da apicultura. Devido à sua picada, a mesma pode ser igualmente perigosa para as pessoas. Os ninhos das velutinas podem ser encontrados em diversos locais, nomeadamente jardins, hortas, habitações. A colocação das armadilhas é uma medida que actua preventivamente, evitando a formação das colónias.
Qualquer avistamento de ninho ou captura de vespa velutina deve ser comunicado à Protecção Civil da Câmara Municipal de Mora (266439070) ou à Guarda Nacional Republicana (266439080), para posterior destruição dos ninhos por entidade responsável para o efeito.