Câmara Municipal submete candidatura para criação do Núcleo Empresarial de Mora
Atualizado em 02/07/2025A Câmara Municipal de Mora submeteu esta semana a candidatura a fundos comunitários, no valor de 411.084,00€, para criação do NEMO – Núcleo Empresarial de Mora.
Pretende a Câmara Municipal de Mora instalar o NEMO no edifício municipal devoluto da antiga Escola Primária nº1, localizada na Rua de Santo António, através da sua reabilitação total e reconversão funcional.
Prevê-se a criação de uma infraestrutura de incubação de base não tecnológica, destinada ao acolhimento de micro e pequenas empresas, empreendedores independentes, nómadas digitais e projetos inovadores, alinhados com a transição digital, sustentabilidade e valorização de recursos locais. O projeto inclui a criação de salas de trabalho partilhado (cowork), salas de reuniões, zonas técnicas, espaços de apoio logístico e ligação à fibra ótica.
A criação do NEMO é a resposta da autarquia à necessidade urgente de dotar o Concelho de Mora com uma infraestrutura dedicada inteiramente ao acolhimento de micro e pequenas empresas, que estimule o empreendedorismo e contribua para a atratividade empresarial e para a criação de emprego qualificado.
Em relação ao edifício escolhido para o efeito, a Câmara Municipal dá assim seguimento à estratégia que tem vindo a ser desenvolvida ao longo do presente mandato de reabilitação de edifícios municipais devolutos, atribuindo-lhes novas funções e colocando-os ao dispor da população e do desenvolvimento local.
Município de Mora, uma porta aberta para o futuro!