COVID-19: Situação no Concelho a 31 de Janeiro
Atualizado em 01/02/2021Passada uma semana desde que deixei nesta página algumas informações relativas à COVID no nosso concelho, cumpre-me informar de que à data de hoje, 31 de janeiro, as coisas parecem estar um pouco mais calmas.
A situação nos lares melhorou substancialmente. Nos últimos dias não ocorreu nenhum óbito. Os utentes do lar da ASCTI que se encontravam na ZCAP, em Mora, regressaram à instituição, a maioria das funcionárias estão recuperadas; no Lar de Santa Isabel, em Pavia, os utentes aguardam resultado dos testes e já são poucas as funcionárias doentes. O surto no Lar de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, parece estar resolvido.
Durante esta semana foi dada a segunda dose da vacina a funcionários e utentes do Lar de Brotas, da Santa Casa da Misericórdia de Mora (cuidados continuados e Lar), do Lar Nossa Senhora de Purificação de Cabeção e aos seis utentes do Lar da ASCTI que estavam na ZCAP (primeira dose). Espero que em breve a Vacina chegue às outras IPSS, aos Bombeiros, aos doentes de risco e aos idosos que, não estando institucionalizados, correm sério risco de vida se contraírem a doença.
Ainda assim, o número de casos de COVID na comunidade continua a ser elevado. Estão doentes 68 pessoas. 17 em Cabeção, 27 em Pavia, 23 em Mora e 1 em Brotas. A todos desejo rápidas melhoras.
A Nível do Distrito a situação é péssima com o Hospital de Évora lotado tanto nos Cuidados Intensivos como em Enfermaria. É o que acontece por todo o País. A situação é muito, mas mesmo muito grave.
Para evitar que façamos parte dos números da Pandemia teremos de ser responsáveis, evitar comportamentos de risco, zelar por nós e pelos outros.
DO COMPORTAMENTO DE CADA UM DEPENDE A SAUDE DE TODOS!!!!
O Presidente da Câmara Municipal de Mora
Luís Simão Matos