COVID-19: Situação no Concelho a 6 de Setembro
Atualizado em 27/10/2020Há uma hora da manhã recebi o relatório da Unidade de Saúde Pública do Alentejo que me reportou haver apenas um caso recuperado, resultado dos testes feitos na sexta-feira. Obviamente que me deu alguma frustração, porque esperava que houvessem mais pessoas recuperadas. À medida que fui falando com as pessoas de Mora percebi que de facto os números não estavam actualizados. Pois é com alguma alegria e optimismo que constatei que o número de pessoas recuperadas não era um mas sim mais seis. Naturalmente os números serão actualizados com certeza hoje. Assim, a esta hora posso confirmar que teremos 17 pessoas recuperadas e apenas uma hospitalizada, mas infelizmente em cuidados intensivos. Estes números logicamente que nos dão a esperança de que daqui a alguns dias serão muitos mais os recuperados e de que, pelo facto de não terem surgido novos casos, este surto de Mora estará completamente localizado e que o voltar à normalidade é apenas uma questão de tempo. Referir também que em relação a Cabeção mantém-se um único caso positivo.
Apesar das boas notícias manda a prudência que devemos continuar o caminho que temos feito nas últimas semanas, tendo em consideração todas as medidas de protecção aconselhadas. Responsabilidade, usar máscara, evitar sair de casa, manter o distanciamento social e respeitar a etiqueta respiratória.
Daqui a duas/três semanas é minha convicção, e quero acreditar, que possa dizer que podemos voltar à normalidade que tínhamos antes deste surto. Neste altura ainda não posso dizê-lo. Espero que se todos fizermos aquilo que devemos fazer, possamos ficar mais tranquilos dentro de pouco tempo. Aquilo que temos vivido em Mora tem sido uma situação extremamente complicada, como todos nós sabemos. Mas com empenho, com a força de todos e com o cumprimento que a população tem tido com aquilo que são as regras sanitárias, as notícias futuras só poderão ser as melhores. Tudo continua a depender de nós. Cada um é responsável pela saúde de todos!
Se nada tivesse acontecido, daqui a uma semana estaríamos em festa em mais uma ExpoMora. Todos concordarão que é impossível realizá-la. Como de resto já não foi possível fazer as Festas de Pavia, Malarranha e Brotas. Obviamente que não vai existir a Feira Anual de Cabeção. São os custos da pandemia e obviamente do surto de Mora. Todos estamos desejosos que no próximo ano tudo isto esteja ultrapassado e nessa altura iremos festejar a dobrar. Agora, resta-nos continuar a ser prudentes para que tudo volte ao normal. Para que tal possa acontecer, para já, queremos ultrapassar esta situação que nos bateu à porta.
Reitero o desejo de rápidas melhoras e paciência a quem está doente e a todos aqueles cujos testes de recuperação deram positivo.
Nós somos fortes!
VAMOS TODOS FICAR BEM!!!!
Câmara Municipal de Mora, 6 de Setembro de 2020
O Presidente da Câmara
Luís Simão Duarte de Matos