COVID-19: Situação no Concelho a 8 de Novembro
Atualizado em 10/11/2020Os recentes acontecimentos no concelho, no que respeita à Pandemia COVID 19, permitiram-me constatar que o Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente algumas das estruturas ligadas ao controlo deste flagelo estão sem capacidade para responder com deveriam a esta situação. Há falhas no sistema, pelo menos nos recursos humanos disponíveis e, em suma, há muita coisa que não está a ser feita como deveria.
Ontem, sábado, vivemos um dia complicado no concelho. Ao longo do dia foram-se conhecendo os resultados dos testes efetuados sexta-feira em Cabeção (incluindo aos funcionários e utentes do Lar Nossa Senhora da Purificação) em Malarranha e em Pavia. Surgiram mais alguns casos positivos. No total (e o rigor não é absoluto) há 8 casos em Malarranha, 2 em Pavia, 12 em Cabeção.
No Lar testaram positivo dois funcionários e 4 utentes. Os utentes foram evacuados para uma residência da Câmara Municipal de Mora que já tínhamos preparado para esta eventualidade. Esta operação decorreu sem sobressaltos e poucas horas depois de serem conhecidos os resultados dos testes os utentes em causa estavam realojados. Estão a ser tratados por funcionárias da instituição, estão assintomáticos e com certeza que, apesar da idade irão recuperar. Seria excelente que o surto no lar ficasse por aqui.
Quanto aos outros casos, pelo que sei há 3 pessoas em internamento hospitalar uma em cuidados intensivos.
Perante esta situação, que infelizmente é uma realidade nas nossas vidas e não sabemos por quanto tempo mais, importa apelar á responsabilidade de todos. O combate à doença só é possível se todos respeitarem as regras que já todos sabem!!!
Contudo permitam-me que recorde isto: quem está positivo, a aguardar resultados e à espera de ser testado tem de ficar em casa. CUMPRAM ISTO SFF. É a única forma de evitar o possível contágio a amigos, familiares… a todos.
Com serenidade, responsabilidade e respeito pelo próximo as coisas podem ser menos graves. A situação é muito grave!!! É por isso vem aí mais um Estado de Emergência.
O Presidente da Câmara
Eng.º Luís Simão Duarte de Matos