COVID-19: Situação no Concelho a 9 de Janeiro
Atualizado em 11/01/2021Esta semana foi muito complicada para o Concelho de Mora no que diz respeito à questão do COVID. Pelos dados de que disponho há 179 pessoas infetadas no Concelho. Preocupante, naturalmente, mas vai em linha do que se passa no país.
Se o que já tínhamos era muito mau, acabou por confirmar-se o pior cenário no Lar Rainha Santa Isabel de Pavia, onde todos os utentes (23) estão positivos e ainda 11 funcionários. Há 33 utentes positivos no lar da ASCTI em Cabeção (onde hoje há a lamentar mais um óbito totalizando assim 19) e ainda 5 no Lar Nossa Senhora da Purificação.
Na comunidade contam-se 44 casos ativos em Cabeção (inclui 26 funcionárias do Lar da ASCTI), 54 em Pavia (incluí as onze funcionárias do Lar) e 20 em Mora.
Nos últimos dias recuperaram 16 pessoas parece-me que todas ligadas ao surto no lar da ASCTI. Penso que em Cabeção as coisas estão um pouco mais calmas.
Com tudo isto, é necessária muita paciência, serenidade e sentido de responsabilidade. O Hospital de Évora perdeu a capacidade de tratar convenientemente os doentes COVID. A Unidade de Saúde Publica do Alentejo não consegue responder atempadamente a tantas solicitações, também faltam recursos humanos na Segurança Social para puder dar resposta às IPSS. O distrito está em colapso e parece-me que o País para lá se encaminha.
Pelo que vi hoje na Comunicação Social tudo indica que, nos próximos dias, vamos estar de novo em confinamento, tal como em Abril, pois a situação atual é muito pior.
Contudo não podemos baixar os braços. Se todos dermos a nossa contribuição, se dermos as mãos no combate a este vírus certamente que o sol voltará a brilhar.
DAS AÇÕES DE CADA UM DEPENDE A SAUDE DE TODOS!!!
O Presidente da Câmara Municipal de Mora
Luís Simão Duarte de Matos