Hastear de bandeiras no Concelho de Mora assinala 47 anos da Revolução dos Cravos
Atualizado em 26/04/2021Em momento solene nas cinco localidades do Concelho de Mora, o hastear de bandeiras marcou as comemorações dos 47 anos da Revolução dos Cravos.
Tendo em conta as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, as comemorações do 25 de Abril são por esta altura feitas de forma dierente dos anos anteriores. No entanto, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia não deixaram que esta data importante passasse sem que fosse devidamente assinalada. Nas sedes das Juntas de Freguesia e nos Paços do Concelho, em Mora, as bandeiras foram hasteadas ao som do Hino Nacional, onde estiveram presentes os executivos locais.
De referir que no decorrer de todo o mês de Abril, a Câmara Municipal de Mora tem desenvolvido iniciativas alusivas a esta efeméride que comporta o marco mais importante da história de Portugal. No Centro Cultural de Cabeção está patente até ao final do mês a Exposição de Fotografia “Haver o Sul”, de Luís Matty. “Liberdade é ser Criança” é o tema da actividade desenvolvida pela Oficina da Criança, direccionada para as crianças do Concelho. A 17 de Abril foi transmitida online a peça de teatro “Vidas Clandestinas”, pela Companhia Lendias d’Encantar. A Exposição Itinerante “Cartão Municipal do Idoso 2010/2020” destaca a importância que este apoio social tem na vida da população idosa do Concelho, sendo que irá percorrer todas as freguesias. Às zero horas de dia 25 os céus do Concelho iluminaram-se com o lançamento de fogo de artifício. Depois do hastear de bandeiras, no facebook e blog da autarquia, foi publicada a tertúlia “Eu estive lá”, que contou com os testemunhos de António Vitorino, João Saraiva, Joaquim Matos e António Catarino. Uma conversa repleta de memórias de abril, mas que estabeleceu, também, uma cronologia de acontecimentos e temas pertinentes para o desenvolvimento de Portugal e para o povo português.