Missão Cascas Solidárias chega a Mora
Atualizado em 08/02/2022Mora já tem disponível um compostor comunitário no Jardim do Largo do MFA. Este é um projeto que tem por base a Missão Cascas Solidárias e está a decorrer em Mora desde dia 5 de Fevereiro, contando já com 10 adesões.
A técnica da Missão continua a contatar os munícipes, porta-a-porta, para fazer a entrega do balde e respetivo cartão que dá acesso ao compostor comunitário.
Como o próprio nome indica é uma iniciativa solidária, cuja responsabilidade compete à Gesamb em parceria com o Município de Mora e outros 11 municípios do Distrito de Évora.
Pretende-se sensibilizar as populações e entidades locais para a importância da adoção de hábitos de reciclagem do lixo orgânico que produzem em casa, contribuindo, ao mesmo tempo, para ajudar instituições de solidariedade social.
Á quantidade de resíduos orgânicos (cascas de fruta, legumes, talos, folhas…) que os munícipes separarem e depositarem neste compostor comunitário, será atribuído um apoio monetário às seguintes Instituições: ASCTE – Associação Sociocultural Terapêutica de Évora; CerciEstremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados; CerciMor – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL).
Foi inicialmente distribuído um folheto para informar os munícipes da zona de influência deste compostor comunitário, sobre este projeto e para incentivar à participação.
Para além da compostagem comunitária, estão a ser entregues compostores domésticos a todos os munícipes, que numa fase anterior demonstraram interesse e se inscreveram para o efeito, podendo assim contribuir também para esta causa quem não reside na zona de influência.
“Ser solidário vai passar a ser ridiculamente fácil”!
Município de mora, uma porta aberta para o futuro!