Movimento Associativo com apoios no valor de 30 mil euros
Atualizado em 09/07/2021Em reunião ordinária realizada a 7 de Julho, o executivo municipal deliberou a atribuição de subsídios ao movimento associativo concelhio, comportando um total de cerca de 30 mil euros.
As associações por agora abrangidas são as seguintes: Associação Amigos da CHE Morense e Grupo de Cantares de Cabeção, para apoio aos planos de atividades 21/22; Grupo Musical Paviense para apoio na conservação do edifício e nas despesas com a Banda Filarmónica; Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Mora para fazer face às despesas com a manutenção da sede; Sociedade Columbófila Morense para apoiar a aquisição de prémios para provas.
2021 é, à semelhança do ano transato, um ano marcado pelo contexto da pandemia Covid-19. O impacto desta situação reflete-se a vários níveis e a atividade associativa encontra-se, por isso, também afetada. A maioria das associações locais, se não todas, viram os seus planos de atividades serem obrigatoriamente interrompidos e para algumas há inclusive uma queda abrupta de receita. Nesse sentido, a autarquia optou por aumentar o valor dos subsídios atribuídos, dando cumprimento ao apoio continuado que concede anualmente àquele que é o setor mais dinâmico do Concelho de Mora. A atribuição destes subsídios é também um apoio importante para a retoma das atividades das associações no pós-confinamento.
No Concelho de Mora existe um total de 52 associações e coletividades culturais, desportivas e recreativas, cujo papel é fundamental para a vitalidade e desenvolvimento local. De realçar que para além do apoio financeiro, a Câmara Municipal disponibiliza apoio logístico, equipamentos, instalações e transporte para deslocações sempre que necessário.