Juventude em ação: 38 jovens dinamizam a proteção ambiental em Mora
Atualizado em 08/07/2025Arrancou esta segunda-feira, 8 de julho, em Mora, o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025, envolvendo 38 jovens de todas as freguesias do concelho. Esta iniciativa constitui um importante contributo da juventude para a proteção ambiental, prevenção de incêndios e promoção de práticas sustentáveis.
O primeiro dia foi dedicado exclusivamente à formação, dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, que prepararam os participantes para as missões que irão desempenhar no terreno. No final da sessão, os voluntários foram organizados em grupos, que entram em funções já a partir de amanhã, 9 de julho.
As patrulhas, fixas e móveis, vão realizar ações de vigilância florestal, recolha de lixo e sensibilização da população, com presença ativa em várias localidades do concelho. Como forma de reconhecimento pelo seu envolvimento cívico, os jovens receberam o equipamento necessário às tarefas e ainda passes de campismo para o festival To Mora Land.
O programa resulta de uma colaboração entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Bombeiros Voluntários de Mora, a GNR (SEPNA), a Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção e o Município de Mora. Para além de ocupar e formar os jovens, esta iniciativa reforça o seu papel essencial na construção de um concelho mais verde, consciente e sustentável.