Troféu de Orientação reúne 500 atletas no Concelho de Mora
Atualizado em 18/06/2020
Nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro, o Concelho de Mora recebeu o XXVII Troféu de Orientação, organizado pelo Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC)
O primeiro dia de prova decorreu na Mata Nacional de Cabeção, sendo que o secretariado ficou instalado junto ao Fluviário de Mora. Já o segundo e terceiro dias deste Troféu decorreram na Herdade da Casa Branca, na Freguesia de Pavia.
Ultrapassando as expectativas iniciais da organização, os participantes foram 500, cujas idades se situavam entre os 9 e os 78 anos. Os atletas eram na sua grande maioria portugueses, uma vez que se tratava de uma prova no âmbito da Taça de Portugal, mas estiveram também representadas mais dois países, Suíça e Espanha. No que toca a Clubes, marcaram presença um total de 50.
O Alentejo é considerado como um dos locais do país com mais interesse para a prática da modalidade. Características como o micro relevo dos solos, as condições climatéricas que se fazem sentir no Inverno ou a proximidade a grandes centro urbanos, como por exemplo Lisboa, fazem com que o Concelho de Mora seja um ponto de referência para a realização de iniciativas desta envergadura, ou ainda maior.
Trazendo à memória tempos passados, o Concelho de Mora voltou assim a ser palco de um grande evento de Orientação. Com o apoio em primeira linha da Câmara Municipal de Mora, logística e divulgação do evento, foram proporcionados três dias de extrema qualidade a todos o que se deslocaram ao Concelho, para participar no XXVII Troféu de Orientação. Para além de promover e incentivar a prática desportiva e a modalidade em específico, esta foi mais uma oportunidade para dar a conhecer o Concelho de Mora, contribuindo para o seu desenvolvimento económico e turístico.
O balanço final feito pelas entidades envolvidas não poderia ser melhor, deixando antever a realização do Campeonato Nacional de Distância Média e de Estafetas, a 19 e 20 de Maio de 2018, desta feita também no Concelho de Mora.